Ministro da Educação conclama o retorno às aulas presenciais. Como está a situação em Telêmaco Borba

Em pronunciamento feito nesta noite de 20 de julho em rede nacional, o Ministro da Educação Milton Ribeiro conclamou o país para o retorno às aulas presenciais. Deixou claro que esta não é uma decisão do governo federal para a educação básica, já que estados e municípios tem autonomia sobre suas próprias redes de ensino. Ressaltou que o Brasil é um dos poucos países que ainda não retornou com as aulas presenciais.

Destacou que foram elaborados protocolos seguros para o retorno às aulas e que o governo federal prestará apoio técnico e financeiro à todas as redes educacionais do país. Informou que foram investidos mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da COVID nas escolas públicas. “O retorno às aulas presenciais é uma necessidade urgente” sentenciou.

Paraná

O estado anunciou em seu portal da SEED (Secretaria Estadual da Educação do PR) que nesta quarta-feira, 21, estará retornando às aulas com mais de 80% das escolas abertas. O retorno presencial não é obrigatório. Para que os estudantes possam participar das aulas presenciais, pais, mães ou responsáveis legais devem assinar um termo de autorização e entregar na instituição de ensino.

Telêmaco Borba

No município as escolas privadas que optaram pelo modelo híbrido retornam às aulas hoje. Os protocolos são rígidos e a orientação é seguir um calendário de escalonamento. Para respeitar o distanciamento na sala de aula alguns alunos (que optarem) estarão presencialmente em sala de aula e os demais assistirão de forma online. A rede pública estadual segue as determinações da SEED.

A rede municipal segue com as aulas remotas apenas. Um comitê para para estudar o retorno às aulas pós-pandemia foi criado. Este comitê definiu o retorno para o dia 02 de agosto, funcionando com menor quantidade de alunos por sala e também seguindo um escalonamento. As enquetes junto aos pais, mães e responsáveis que desejam o retorno presencial dos filhos já estão em processo de finalização.

O IFPR Campus de Telêmaco Borba segue as determinações da reitoria da instituição, que emitiu decreto prorrogando a suspensão das atividades presenciais, acadêmicas e administrativas até 30 de setembro.