Vacinação contra poliomielite não avança como esperado em Telêmaco Borba

Conforme alerta divulgado pela administração municipal (24) apenas 16% das crianças de 01 a 04 anos se vacinaram contra a pólio. Este resultado reflete um comportamento nacional da população em relação às campanhas de vacinação.

Com base nestes dados a Secretaria Municipal de Saúde do município de Telêmaco Borba informa que a vacina contra a poliomielite é gratuita e está disponível na rede municipal de saúde. Dados levantados até 23 de agosto no município revelam que das 4.993 crianças que devem tomar a vacina, apenas 804 tomaram a dose.

O Conselho Nacional de Saúde afirma que a vacina inativada da pólio está completando 10 anos com baixa adesão no Brasil. Esta versão da vacina é de aplicação intramuscular e é considerada mais eficiente que a versão em gotas. Segundo o CNS “A vacina inativada contra a poliomielite foi introduzida em 2012 com duas doses, mas foi ampliada para três doses em 2016. O PNI recomenda que elas sejam administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, conferindo uma imunidade que só é reforçada aos 15 meses e aos 4 anos, com as gotinhas da vacina oral”.

Veja também

Transporte Coletivo de Telêmaco Borba volta a funcionar aos domingos, em caráter experimental, a partir de 04/09

Polo Digital Gralha Azul é criado com o propósito de fortalecer negócios da área tecnológica na região

O Brasil é considerado área livre da poliomielite desde 1989,e a ausência de novos casos pode ser um dos fatores que explicam a pouca procura pela população. Infectologistas afirmam que a vacina é a única forma de conter a doença, que causa severas sequelas ao organismo humano, podendo levar à paralisia de uma das pernas e do músculo responsável pela fala. Portanto não se deve relaxar na vacinação.