
Eric de Oliveira Tobera, 28 anos, conquistou no dia 4 de junho deste ano índice junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro para compor a equipe que irá representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam em 10 dias. Eric é de Telêmaco Borba e atualmente reside em Curitiba onde tem melhores condições de treinamento.

Tobera conquistou o índice para participar da prova mais rápida da natação, os 50 metros livre – classificação de lesão S4 (atletas com lesão medular completa abaixo da vértebra C8, ou lesão medular incompleta abaixo da C7, ou pólio comparado, ou amputação de três membros). Já foi o 5º colocado nesta prova no Parapan de Lima (Peru) em 2019.
Veja também
Brasil tem melhor campanha olímpica de todos os tempos e conquista 12º lugar no quadro de medalhas
Museu de Tibagi homenageia o futebol da cidade com exposição
Moradora de Telêmaco Borba ganha 1 milhão de reais no sorteio do Nota PR

Seu treinamento foi dificultado pelas restrições impostas pelo combate à pandemia da COVID-19, e teve que ser completado na chácara de seu treinador Rui Menslin. A partir de então São Bento do Sul, em Santa Catarina, virou seu local de treinamento. Eric declarou em sua rede social “Se olhar para o alvo já nos dá prazer, imagine quando atingirmos as metas sem ter perdido o foco do mesmo”.
Telêmaco Borba fica na torcida por seu desempenho, mas a conquista do índice já merece a gratidão por levar o nome da cidade e do país até o outro lado do mundo.