
O feriado de Carnaval movimentou a cidade de Tibagi, atraindo milhares de turistas que vieram prestigiar os eventos e desfrutar das belezas naturais da região. Com grande fluxo de visitantes, os atrativos naturais registraram aumento na visitação, enquanto o comércio local teve alta movimentação ao longo dos dias e noites de festa.
Depois de nota oficial divulgada no final de janeiro, cancelando as festividades de carnaval motivado pelas fortes chuvas, a administração reconsiderou e anunciou programação para subsitituir o carnaval, desta vez sem o carnaval de rua.
Um dos destaques da programação foi o evento “Tardezinha na Orla”, promovido pela Prefeitura, que fez sucesso ao atrair famílias e jovens para um ambiente de lazer e entretenimento. Além disso, o Parque Estadual do Guartelá recebeu 1.600 visitantes durante o feriado, reforçando a vocação turística do município. As atividades de aventura também foram um atrativo à parte: uma empresa local realizou 500 passeios de rafting, marca que não era atingida desde 2020, antes da pandemia.
Na questão da segurança, o balanço foi positivo. De acordo com os boletins das autoridades, não houve ocorrências graves. Duas armas foram retiradas de circulação pela polícia, além de registros pontuais de brigas e uma situação de violência doméstica. Sem grandes incidentes, foram 21 seguranças trabalhando, além do policiamento reforçado.
Conforme a secretaria de Turismo, a Associação Comercial e Empresarial de Tibagi informou que os resultados sobre o Carnaval foram bastante positivos.Houve grande procura pelos atrativos naturais, o Cânion Guartelá, fluxo de turistas nos saltos Santa Rosa e Puxa Nervo. O comércio também ficou lotado durante as noites de festa.
Fonte: Adaptado de Divulgação PMT.