
O comunicado foi feito nesta terça-feira, 22, pela empresa. O motivo foram as tarifas impostas pelo governo Trump, EUA, embora a empresa tenha sido comedida em suas declarações.
A decisão afeta diretamente 750 trabalhadores da unidade de Telêmaco Borba. Os demais atingidos pela medida são da unidade de Jaguariaíva (segundo site G1). Veja o comunicado da empresa na íntegra:
‘COMUNICADO OFICIAL À IMPRENSA
BrasPine anuncia nova etapa de férias coletivas, agora na unidade de Telêmaco Borba (PR)
A BrasPine informa que, diante das dificuldades comerciais geradas pelas tarifas americanas atualmente em vigor em mercados estratégicos, concederá férias coletivas a 1.500 dos 2.500 colaboradores diretos de suas unidades em Jaguariaíva e Telêmaco Borba, no Paraná.
A decisão foi motivada pela perda de competitividade frente a outros mercados exportadores, que seguem operando com tarifas entre 10% e 20%, enquanto os produtos brasileiros enfrentam uma taxa de 50% — fator que impactou diretamente a demanda por madeira nacional.
“Reconhecemos que esta nova de férias coletivas — a segunda este ano para esta unidade — traz impactos pessoais e organizacionais. No entanto , trata-se de uma medida estratégica que visa proteger empregos e garantir a continuidade da BrasPine no longo prazo” afirma Eduardo Loges, CEO da companhia.
A empresa reforça sua expectativa de que as negociações entre os governos brasileiro e americano avancem com responsabilidade diplomática e técnica, permitindo um ambiente comercial mais justo e estável.
“Orgulhosamente paranaense, a BrasPine nasceu há 28 anos e mantém firme seu compromisso com a transparência , o respeito às pessoas e o desenvolvimento responsável. Em cada decisão, especialmente nos momentos mais desafiadores, reafirmamos nosso papel social e econômico nas regiões onde atuamos”, finaliza Armando Giacomet, Fundador e Membro do Conselho da Braspine.
22 de julho de 2025.’