
Faleceu ao 81 anos de idade o professor Mansueto, durante seu internamento no Hospital Geral Unimed, em Ponta Grossa. Poltronieri deixa uma extensa folha de serviços prestados às causas públicas e da educação em nosso município, atuando como professor, diretor escolar, vereador e secretário municipal da educação.
Homem de princípios sólidos, marcou sua existência como pai de família, profissional exemplar e honradez na vida pública. Deixa a esposa Nilma, os filhos Lilian, Marcos e Rafael, e demais familiares. Nasceu em Timbó, Santa Catarina, mas foi em Telêmaco Borba que escolheu fixar-se.
Para aqueles que tiveram o privilégio de tê-lo como diretor no Colégio Estadual Presidentes Vargas, que também ficou conhecido como Unidade Polo, fica na memória suas preleções com todos os alunos reunidos, sobre um “banquinho” de madeira, antes de iniciar as aulas. Ali discursava sobre comportamento, princípios éticos, família, higiene, civilidade e qualquer assunto demandado pela comunidade escolar.
Marcou toda uma geração de estudantes, que hoje influenciam a sociedade telemacoborbense com valores proclamados por sua sabedoria moldada como ex-seminarista. Esteve à frente da Direção do Colégio Presidente Vargas por 16 anos. Mansueto Poltronieri é pai de Rafael Poltronieri, atual Diretor Geral do Instituto Federal do Paraná Campus de Telêmaco Borba.
Foi eleito vereador entre os anos de 1983 e 1988, tendo como principal bandeira a educação. Foi homenageado pela Faculdade de Telêmaco Borba com a identificação da Biblioteca Central Professor Mansueto Poltronieri e atuou como Secretário Municipal de Educação de Telêmaco Borba.
O velório ocorre durante este dia 27/12, na Capela Mortuária TAMOYO PREV, e o sepultamento será às 15h30, deste mesmo dia, no cemitério Jardim da Saudade.