Eleições 2022: Como descobrir o local de votação

Fonte: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou um serviço de consulta do local de votação, pela internet. É possível utilizar o serviço fornecendo apenas o nome do eleitor, sua data de nascimento e o nome da mãe. Também é possível fornecendo o número do título de eleitor ou CPF do interessado.

Para acessar o endereço na internet basta clicar aqui. Entre os dados fornecidos está o local e o endereço completo da Seção de votação do eleitor. O serviço também informa se o eleitor já está cadastrado com biometria. No mesmo site é possível verificar se a situação eleitoral está regular e o eleitor apto a votar.

Veja também

Eleições 2022: Que documentos são permitidos no momento da votação

Transporte Coletivo de Telêmaco Borba volta a funcionar aos domingos, em caráter experimental, a partir de 04/09

Cola eleitoral

A Justiça Eleitoral incentiva eleitores a levar a colinha eleitoral até para tornar mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, e, consequentemente, contribuir para reduzir as filas de votação. No entanto o uso de celulares na urna de votação está proibido, logo caso o eleitor faça uso da cola eleitoral, deve anotar os números dos candidatos em papel. Um modelo é sugerido, que poderá ser impresso no site do TSE.

Modelo da cola eleitoral disponibilizada pelo TSE

Ordem de votação

Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos, que devem ser escolhidos nesta ordem:

1º – deputado(a) federal (quatro dígitos)
2º – deputado(a) estadual ou distrital (cinco dígitos)
3º – senador(a) (três dígitos);
4º – governador(a) (dois dígitos);
5º – presidente da República (dois dígitos).

 Confirmação com a foto

Após digitar o número de cada um dos escolhidos no teclado e conferir a foto na tela da urna, a eleitora ou o eleitor vai precisar confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmar o voto em alguma candidata ou candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Isso porque aquele voto já terá sido computado pela urna eletrônica.