
No último final de semana os estudantes do 4° ano do curso de Programação de Jogos Digitais do Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba participaram do evento Global Game Jam®, maior evento de desenvolvimento de jogos do Mundo, na sede da PUC PR em Curitiba, a 8° maior sede neste ano.
O objetivo do evento é reunir os elementos de criatividade, colaboração e experimentação nas produções dos participantes. Em cada local, os participantes se reúnem para desenvolver ideias, se organizam em pequenos grupos, criam novos jogos inovadores, para então apresentá-los aos seus colegas da comunidade global, tudo em um período de tempo de 48 horas.
Na ocasião, os alunos desenvolveram seu jogo “YANA”, que rendeu o prêmio de 1° Lugar na categoria Jogo em VR (Realidade Virtual). Os alunos foram acompanhados pela Coordenadora de Curso Professora Suelyn Fernanda da Silva, pelo Professor Felipe Dias e pelo membro da Seção Pedagógica Carlos Eduardo Rocha.
Para a Coordenadora de Curso professora Suelyn “Este prêmio mostra que o Curso de Programação de Jogos Digitais do IFPR Campus Telêmaco Borba está no caminho certo, que nossos alunos têm potencial e estão preparados para atuarem neste segmento que necessita tanto de profissionais capacitados.”
Veja também
UEPG irá ofertar cursos tecnólogos em Ortigueira
O empreendedorismo brasileiro e a educação
Este é o 4° ano que o Curso de Jogos do Campus Telêmaco Borba participa do evento. Desta vez, trazendo o troféu para a Instituição. Participaram do time vitorioso os alunos Bárbara Krzyzanoski Ehlert, Yasmin de Oliveira Brollo, Luis Henrique Silva Branco, Yuri de Oliveira Brollo e Marcos Marçal Machado.
A aluna Yasmin Brollo relatou que “Foi emocionante demais, a gente não esperava que íamos ganhar alguma coisa lá, e quando anunciaram que a gente tinha ganho ficamos sem reação na hora, mas depois que pegamos o prêmio e respiramos um pouco, olhou um pra cara do outro e começamos a chorar, foi inesquecível!!”

Já Bárbara Ehlert, outra aluna da time vencedor da categoria Jogo em Realidade Virtual expressou “É um sentimento de algo que era tão imaginável acontecer, mas que aconteceu e me emociona, já que quando anunciaram e percebemos que era para nós o prêmio, foi uma onda de emoções vindo na hora, e claro que logo veio os choros quando olhamos um pro outro com prêmios nas mãos de tanto trabalho que rendeu e de tudo que passamos. E sempre vai ser algo que vou guardar para mim essa colaboração e valorização de todos para o nosso grupo.”
Além da óbvia valorização dos alunos participantes pela conquista em seus currículos, fica a experiência de que é possível sim competir em igualdade de condições com os melhores de segmento. O IFPR Campus de Telêmaco Borba apoiou a equipe, que inclusive utilizou o dispositivo de Realidade Virtual adquirido pelo Campus de Telêmaco Borba, com a verba do Iftech. Além da conquista, o time vencedor ganhou um dispositivo VR (óculos de realidade virtual), que ficou com os alunos. O dispositivo tem preço médio de 3.500 reais, mas a depender do modelo pode passar facilmente dos 10.000 reais.

O resultado e reconhecimento dos talentos locais e regionais só fortalecem a importância da construção coletiva de um ecossistema de inovação para Telêmaco Borba e entorno. Movimentos como o do Polo Digital Gralha Azul caminham nesta direção, para que o patrimônio intelectual da região possa se desenvolver e gerar riqueza e qualidade de vida. Outras iniciativas como o Cidade Inova, da prefeitura de Telêmaco Borba, incentivo à inovação pelo Comitê Territorial Vale do Tibagi com apoio do SEBRAE e ações de outros atores e lideranças regionais estão construindo o ambiente propício ao fortalecimento da tecnologia digital e empreendedorismo na região.