
2021 será marcado no município como um ano pesaroso pelo sofrimento causado pela pandemia, mas os números apontam para uma tendência de queda. Segundo dados fornecidos pela Secretaria da Saúde do Paraná, o número de casos chegou a 2006 em janeiro e atingiu o seu ápice em junho quando 2102 casos foram registrados.
Em julho o município apresentou o menor número de casos confirmado no ano, e o número de pacientes recuperados superou o número de casos, conforme pode ser observado no gráfico. Com o número de casos em queda a pressão sobre a infraestrutura de atendimento arrefeceu, aliviando o sistema de saúde.
Ainda não é o momento de comemorar, pois os casos de óbito em julho foram mais que o dobro dos registados em janeiro, embora apresentem leve tendência de queda neste último mês. Portanto as medidas prescritas pelos agentes de saúde sobre o respeito ao distanciamento social sempre que possível, a higienização das mãos com sabão ou álcool em gel e o uso de máscaras ainda é necessário. O ritmo de vacinação permanece ditado pelas doses que chegam aos poucos e neste momento e o município já está vacinando pessoas com 32 anos ou mais, mas todos devem procurar a vacina, pois só assim a curva de casos graves reduzirá drasticamente.

Ver mais
Medidas restritivas mais brandas contra Covid-19 em novo decreto municipal
Com novo decreto, Paraná diminui restrições no combate à Covid-19
O novo decreto municipal flexibilizou algumas restrições, mas ainda está distante da normalidade. Acelerar este retorno dependerá do comportamento coletivo em relação ao enfrentamento da doença.