Governo do Paraná debate em Telêmaco Borba prioridades para o Plano Plurianual do estado

Ericléia de Fátima Dlugosz da Silva, presidente do Comitê Territorial Vale do Tibagi, apresenta demandas regionais no evento

O Governo do Estado trouxe a Telêmaco Borba, nesta quarta-feira (21 de junho), o encontro do Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná, onde foram apresentadas as principais ações da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL): o Plano Plurianual (PPA) e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e Conecta399.

O objetivo de encontros como este é consolidar as demandas regionais com vistas à elaboração do novo Plano Plurianual PPA 2024-2027, que deve ser entregue até 30 de setembro, conjuntamente às necessidades levantadas através do Programa Paraná Produtivo.

O projeto é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Comissão de Orçamento, tem apoio das governanças definidas pela primeira fase do Paraná Produtivo, e vem reunindo lideranças locais, setor produtivo, associações, universidades, deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Veja também

Incubadora Tecnológica é inaugurada em Telêmaco Borba

Com o tema “O Papel do Conselho Municipal da Cidade” Conferência elege novos conselheiros

Entre os destaques do encontro, que teve início em maio na cidade de Castro, passando por Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco, foi a oportunidade de lideranças locais poderem debater e votar na priorização de propostas para a região, que compreende 19 municípios.

Com a participação ativa de mais de 200 pessoas reunidas no auditório do Centro Universitário de Telêmaco Borba (Unifateb), a plateia pode escolher, entre as contribuições regionais provenientes de Consulta Pública online feita em abril, as que merecem mais atenção.

Foto: Alex Adam/SEPL.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, reafirmou no local que a orientação do governador foi efetivar um planejamento a médio e longo prazo, diferente do que habitualmente tem ocorrido no Brasil, de se pensar em curto prazo. “Hoje tivemos a oportunidade, com prefeitos, vereadores, lideranças, entidades e terceiro setor, de poder fazer esse balanço, identificar quais são as ações prioritárias na região e traduzir para o orçamento do Estado, uma ação de planejamento. Vamos percorrer até fim de setembro todas as regiões do Paraná, para que mais iniciativas e estratégias possam estar representadas dentro do orçamento”, disse.

Para Ericléia de Fátima Dlugosz da Silva, presidente do Comitê Territorial Vale do Tibagi, “Estar aqui em nossa cidade junto com o governo do estado, representantes públicos do legislativo e executivo estadual e municipais, empresas, entidades e lideranças locais, e participar do Plano Plurianual do Estado é sem dúvida um momento impar, que oportuniza uma participação democrática e inclusiva da região no delineamento dos passos que daremos em prol do desenvolvimento nos próximos anos. Na oportunidade, nossa região apresentou suas principais demandas e entregou ao governo do estado projeto elaborado a partir de parceria com algumas instituições como Acitel, Comitê Vale do Tibagi, IDR, Seab e Sebrae, visando alavancar as primeiras ações em nossa região”.