Incubadora Tecnológica é inaugurada em Telêmaco Borba

Foto: Stefanny Duszeiko de Almeida

Aconteceu nesta quarta-feira, 14 de junho, a inauguração da Incubadora do IFPR no Campus de Telêmaco Borba. O evento contou com a presença do reitor do IFPR, representantes do Poder Público municipal, SEBRAE, corpo docente, estudantes da instituição e demais convidados.

O lançamento aconteceu dentro da programação do Seminário de extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – SEPIN, já em sua oitava edição. É a terceira incubadora tecnológica inaugurada pelo IFPR no estado. As outras duas já estão em funcionamento e estão localizadas nos Campi das cidades de Paranaguá e Colombo. Em breve será publicado o edital para seleção das primeiras empresas que serão incubadas.

Poderão participar do edital estudantes, egressos do IFPR e a comunidade externa ao instituto. A previsão para o início de funcionamento da incubadora é já a partir deste 2º semestre. A proposta é oferecer espaço e apoio para empreendedores e projetos que apresentem soluções inovadoras para problemas sociais, tecnológicos e ambientais.

Veja também

Programa Cidade Inova promove visita ao IST – Instituto Senai de Tecnologia de Papel e Celulose

Lideranças empresariais de Telêmaco Borba visitam Parques Tecnológicos da região sul/sudeste do Paraná


Para o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, “o momento é favorável para iniciativas que envolvam educação, ciência e tecnologia. Devemos aproveitar este fato e associar investimentos, nossas cabeças pensantes dentro da instituição, os professores e estudantes, aliados à nossa infraestrutura existente, para fomentar a inovação”.

Rafael Poltronieri, Diretor Geral IFPR Campus local comentou que a inauguração deste espaço vem depois de muito esforço. e traduz um sentimento de realização de um sonho, há muito tempo almejado pela instituição.

Samuel Roberto Marcondes é o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus Telêmaco Borba e afirma que “Com a incubadora o IFPR oportuniza um espaço para que nossos estudantes e a comunidade externa (ao IFPR) possam ter neste local um ambiente para desenvolver suas ideias”.

O representante do Executivo Municipal, Josemir Zanetti, chefe da divisão de desenvolvimento econômico, da secretaria de trabalho e da indústria convencional de Telêmaco Borba traduziu o ambiente de cooperação por que passa a inovação no município: “Temos nosso programa para incubadoras e nossa aceleradora de startups do município. Mas pelo perfil destes empreendimentos em seu início, é mais adequado que eles estejam dentro de uma instituição como o IFPR. A integração desta iniciativa com a aceleradora do município é evidente pois as empresas egressas da incubadora do IFPR que estiverem prontas para crescerem e adentrar o mercado poderão receber o apoio da aceleradora na sequência.”

“Ao inaugurar a incubadora na região, o IFPR contribui com o ecossistema de inovação local, onde estão presentes outros atores como a prefeitura, instituições de ensino e empresas, além da comunidade”, ressaltou Willian José Borges – Diretor da Agência de Inovação do IFPR.