
Após mais de 30 dias de paralisação dos servidores Técnicos Administrativos e Docentes do IFPR, O Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (Consup) suspendeu, na manhã de quinta-feira (25), o Calendário Acadêmico do IFPR, de forma unificada e por tempo indeterminado, em todo o estado.
Com a suspensão do Calendário Acadêmico, as rotinas pedagógicas dos campi do IFPR do Paraná deixarão de ser executadas, não havendo mais aulas ou quaisquer outras atividades relacionadas ao ensino em todas as unidades do Instituto. Por este motivo os dias letivos deixam de ser contados. Quando um calendário acadêmico é suspenso, esses dias param de contar durante o período de paralisação e só retornam à sua contagem normal quando a paralisação chega ao fim.
Na prática, ao suspender o calendário escolar para não haver prejuízo ao número mínimo de dias obrigatórios, ao retornar da greve os dias restantes de período letivo deverão ser cumpridos integralmente, independentemente do tempo de paralisação, na forma de reposição de aulas, a ser definida no retorno às aulas. Os calendários de reposição são acordados entre a gestão, o sindicato e o comando do movimento grevista.
Fonte: IFPR Curitiba.