
Com dois óbitos de casos suspeitos de dengue em investigação, prefeitura de Telêmaco Borba adota o uso de drone para fiscalização e monitoramento de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Os casos de óbito aguardam o recebimento dos resultados laboratoriais de amostras enviadas ao laboratório de referência LACEN – Laboratório Central do Estado do Paraná. Após a investigação, os casos devem ser discutidos em um comitê a fim de classificar adequadamente o caso suspeito e identificar situações que possam ter contribuído com a ocorrência do óbito.
Segundo Paulo Rogério, coordenador da Defesa Civil municipal “O município está em constante crescimento tecnológico e, nesse sentido, estamos avançando também no controle, proteção e segurança da população. Esses dispositivos facilitarão a detecção de focos do mosquito em áreas de difícil alcance ”.
Como o uso de drones para vistoria em locais privados pode ferir direitos de privacidade e exposição de imagens sensíveis ao cidadão, as vistorias em terrenos privados, principalmente se habitados, deve ser precedido de autorização prévia do proprietário, assim como já ocorre nas visitas realizadas pelos agentes de saúde.
Alguns municípios, a exemplo de Maringá/PR, já dispõe de lei que regulamenta o uso de drones pela vigilância de saúde daquele município.
Fonte: Adaptado de PMTB.