
O Festival Gomarábica, instituído pelo município de Telêmaco Borba, chega à sua 15ª edição. Um projeto que tem o propósito de homenagear um personagem viveu na cidade e que alcançou destaque nacional em sua época. Mas quem foi Gomarábica?
Gomarábica é o pseudônimo de Serafim Colombo Gomes, um goiano nascido em Pires do Rio, no ano de 1932. Construiu sua carreira artística em companhias de teatro, desenvolvendo o papel de ator, cenógrafo e humorista. Também foi compositor, com algumas composições alcançando destaque nacional no gênero musical regionalista sertanejo.
Chegou a Telêmaco Borba na década de 1960, junto com uma caravana circense denominada Circo Irmãos Silva. A caravana se foi mas Serafim Gomes decidiu ficar na cidade, a convite de Mario Cassiano que era diretor da Rádio Sociedade Monte Alegre à época, para integrar os quadros da emissora. Os dois tiveram o primeiro contato quando Gomarábica pediu a Cassiano para apresentar um musical na emissora. O programa apresentado por Serafim e sua esposa Maria Luiza foi um sucesso, o que motivou o convite. Foi assim que no dia 1º de maio de 1964 Gomarábica foi contratado pela Rádio Sociedade Monte Alegre. Naquele momento, “Goma” como era chamado pelos amigos, tinha 32 anos de idade.

Como autor e compositor, Serafim Colombo Gomes viu sua obra alcançar relevância nacional no gênero musical sertanejo. Suas composições foram gravadas por muitos intérpretes conhecidos, dentre eles Raymundo Fagner, Sérgio Reis, Chrystian & Ralf, Daniel, Pena Branca e Xavantinho, Veloso e Velosinho. A lista é extensa.
A canção “Poeira Vermelha”, de sua autoria em parceria com Luiz Bonan foi vencedora do 1º Festival de Música Sertaneja promovida pela Rádio Nacional de São Paulo, em 1968, em um período de nossa história em que as emissoras de rádio eram o maior canal de comunicação em massa. Outra composição de muito sucesso foi “Soca Pilão”, que se destacou nas vozes do Trio Parada Dura. Podem ser citadas ainda como composições de grande destaque “Colchão de Palha” e “A Represa”.
Veja também
Festival Gomarábica chega à XV edição
Josué da Costa recebe homenagem póstuma por vida dedicada à missões e amor ao próximo
Tecnologia de software: uma opção viável para Telêmaco Borba
Serafim Colombo Gomes faleceu em Goiás, na cidade de Goiânia. Suas canções ficaram marcadas em inúmeras mídias e intérpretes, tais como vinil, fitas K-7, CD’s, filmes (“O Menino da Porteira” e “Dois Filhos de Francisco”). Atualmente podem ser encontradas com facilidade em meios digitais, redes sociais e canais como o YouTube, nas vozes de inúmeros artistas.
Não se tem registros da origem do apelido “Gomarábica”. A título de curiosidade, goma arábica é uma resina de origem africana, que alcançou dispersão mundial, pelo interesse econômico de seu uso. Pode ser encontrada em alimentos, tintas, cosméticos, perfumes, remédios, graxas, bebidas gaseificadas, entre outros. Chegou a ser usada nos processos de mumificação do antigo Egito.

